Principais Notícias


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Quadro de saúde de Dom José é considerado estável

Avaliação Bispo emérito da Diocese de Mossoró, internado desde o sábado passado, não teve alterações clínicas em seu quadro.

É estável o quadro do bispo emérito da Diocese de Santa Luzia, Dom José Freire de Oliveira Neto, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Wilson Rosado desde o sábado passado, 31 de dezembro. Dom José foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e passou por uma cirurgia emergencial para controlar a pressão sanguínea do cérebro. Desde então, o sacerdote está internado em coma profundo.

"O quadro permanece o mesmo, inalterado", afirma o vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto, que acompanha a situação de Dom José. Segundo ele, na noite de segunda para terça-feira, o sacerdote apresentou febre, mas ontem à noite essa febre já havia cedido.

Para o clero de Mossoró e a Igreja de um modo geral, os pedidos são de oração pela recuperação de Dom José, que esteve à frente da Diocese de Santa Luzia por 30 anos. "Vamos rezar. Se una nessa corrente de oração", convida padre Guimarães, que era seminarista quando Dom José era o reitor do Seminário Santa Teresinha e que convive com o bispo há mais de 30 anos. A ligação entre os dois ultrapassa a hierarquia religiosa. "Ele é mais que bispo, para mim, ele é um pai", afirma o padre, ordenado por ele.

Padre Guimarães destaca que Dom José é uma pessoa de muita oração e lembra que, na época do Seminário, quando acordava à noite após um sonho ruim, se deparava com o bispo com o terço na mão rezando e se questionava se ele não dormia, já que dedicava tanto tempo à reza.

Entre as características do bispo, ele comenta ainda a ligação com a família, que também tem muito carinho pelo bispo, inclusive, já está em Mossoró para acompanhar o quadro de saúde do mesmo.

Padre Guimarães lembra que, Dom José foi ordenado sacerdote em Roma em 22 de setembro de 1956 e, no Seminário, a data sempre foi motivo de comemorações e era intitulada 'o dia do reitor'.

"Eu vou dizer uma característica dele que muita gente vai se assustar. Ele é tido como um homem sério, antipático, mas ele é um palhaço", diz ele, se referindo ao lado bem-humorado do bispo.

"É uma pessoa muito justa, não tolera fofoca", acrescenta. "A vida de Dom Freire é dedicada à Igreja. A Diocese de Mossoró deve muito a ele", complementa padre Guimarães.
Para ele, a prova de que o sacerdote é querido pela população foi dada na festa de Santa Luzia deste ano, quando o bispo emérito foi aplaudido por toda a Igreja ao entrar na Catedral, durante a missa das 09h.

Mas antes mesmo que os argumentos sobre o bom homem fossem apresentados por padre Guimarães, as pessoas já vêm manifestando o apoio e a torcida pela recuperação do bispo emérito. De acordo com padre Guimarães, desde que as pessoas souberam da ocorrência do AVC a família tem recebido recados através das redes sociais.

Para padre Guimarães, as esperanças aumentam com o relato de um dos médicos que acompanha o bispo, que revelou que já se deparou com um caso como esse em que o paciente se recuperou e não ficou com seqüelas.

"O quadro é grave? É sim. Está estacionado e está nas mãos de Deus", comenta o sacerdote com esperanças.

"É um homem, um bispo muito amado. Ele é para mim um pai. Eu tenho muita gratidão, admiração por ele", conclui padre Guimarães.

Fonte: Gazeta do Oeste

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO