Principais Notícias


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Delegado afirma que Lauro Maia comandava esquema fraudulento

Os depoimentos à Justiça Federal sobre a Operação Hígia começaram na manhã de ontem. O delegado da Polícia Federal Caio Marques, que comandou as investigações sobre o suposto esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde com empresas terceirizadas, foi o primeiro a ser ouvido pelo juiz da 2º Vara Federal, Mário Azevedo Jambo. Esse é o primeiro depoimento após o recebimento da denúncia pela Justiça.

Caio Marques foi ouvido desde o início da manhã, respondendo perguntas do Ministério Público, dos advogados dos 15 réus do processo, além de Mário Jambo. No entanto, o arquivo com o áudio do depoimento pela manhã teve problemas e precisou ser refeito, por isso que o delegado precisou ficar ainda mais tempo prestando depoimento.

Em suas palavras, Caio Marques confirmou que o filho da ex-governadora Wilma de Faria e do ex-governador Lavoisier Maia, Lauro Maia, era o mentor do esquema fraudulento, enquanto o ex-secretário adjunto de Esportes João Henrique Lins Bahia era o responsável pelo recebimento do dinheiro. Além disso, o delegado também informou que dados solicitados aos bancos ainda não foram enviados à Polícia, o que teria dificultado parte da investigação. Porém, a quebra do sigilo, na opinião do advogado de Lauro Maia, é um ponto favorável ao réu.

Ademar Rigueira, que defende o filho da ex-governadora, informou que o juiz afirmou textualmente que a quebra do sigilo foi autorizada e que ele já tinha a informação há algum tempo. De acordo com Rigueira, as informações bancárias vão demonstrar que Lauro Maia tem exatamente o que já declarou, não havendo nenhum dado que indique recebimento de recursos ilegais.

Os depoimentos, que foram marcados desde o dia 16 de outubro, deverão continuar hoje. Primeiramente, serão ouvidas as testemunhas de acusação, depois as de defesa e, finalizando, os 15 réus do processo: Jane Alves de Oliveira, Ulisses Fernandes de Barros, Anderson Miguel da Silva, João Henrique Lins Bahia, Francisco Alves de Souza Filho, Mauro Bezerra da Silva, Edmilson Pereira de Assis, Genarte de Medeiros Brito Júnior, Luciano de Sousa, Maria Eleonora Castim, Rosa Maria D'Apresentação Caldas Simonetti, Herberth Florentino Gabriel, Francinildo Rodrigues de Castro, Marco Antonio França e Lauro Maia.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO