Principais Notícias


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Greves devem começar por Governador

A deflagração de uma série de greves dos professores nos municípios do Rio Grande do Norte deve ser iniciada na próxima semana. O motivo é o não-pagamento do piso nacional do magistério pelas prefeituras.

O primeiro município que deve enfrentar o problema é Governador Dix-sept Rosado.
Nessa quinta-feira, 26, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Governador Dix-sept Rosado (SINDIXSEPM) realizou assembleia-geral com os professores quando foi aprovada a realização de greve a partir da próxima terça-feira, 30.

O presidente do SINDIXSEPM, Hudsmar Carlos, esclarece que a decisão foi tomada após não haver avanços nas negociações com a Prefeitura.

Hudsmar informa que a categoria esteve reunida na quarta-feira, 25, com a prefeita Lanice Ferreira, quando foi apresentada uma proposta de reajuste de 7,32%. Proposta que foi prontamente recusada. "A categoria quer apenas que seja cumprido o reajuste de 15,89% estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Não estamos pedindo um centavo além do determinado por lei", argumenta.

O presidente observa também que a proposta da prefeitura desvirtua do estabelecido pelo MEC em outro ponto, que é a concessão do reajuste para professores de ensino superior, "quando deve ser feito para os professores de ensino médio, enquanto que o escalonamento do piso para as demais categorias é feito pelo plano de carreira", explica.

Hudsmar garante o cancelamento do movimento grevista se a prefeitura conceder o reajuste de 15,89% até a próxima segunda-feira, 29. "Caso contrário, vamos iniciar a greve no dia 30, focando inicialmente as maiores escolas e, com o crescimento do movimento, chegando a todas as unidades de ensino municipal", adverte.

BARAÚNA
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna (SINDSERB) realizou assembleia onde foi criada uma comissão para negociar com o prefeito Aldivon Nascimento. O encontro será realizado na próxima quarta-feira, 31, para discutir a implantação do piso e a revisão salarial de 2010 e 2011. "Se o prefeito não apresentar uma proposta que atenda os anseios dos professores, vamos realizar assembleia até a sexta-feira, 2 de junho, para votar o indicativo de greve", adverte Agenil Felipe Fernandes, presidente do SINDSERB.

GROSSOS
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca (SINSPUMAB), que também responde por Grossos, vai negociar com o secretário municipal da Educação João Batista da Silva. "Vamos tentar primeiro o diálogo, pois o secretário adiantou que pretende pagar o piso", pondera José Pedro Neto, presidente do SINSPUMAB.

Prefeitura diz que não tem como conceder reajuste maior
A secretária da Educação de Governador Dix-sept Rosado, Luciana Silveira, declarou que o reajuste de 7,32% apresentado é tudo que a prefeitura pode pagar no momento, em decorrência do valor que o Município recebe do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). "Com esse reajuste, mais de 86% dos recursos do Fundeb serão comprometidos com a folha de pagamento, restando menos de 14% para custear as demais despesas da educação", explicou a secretária.

Luciana disse que a única maneira de aumentar a proposta é o município ser beneficiado com a complementação do Fundeb. "Dessa forma seria possível apresentar uma proposta próxima do pretendido pelos professores", avaliou.

A secretária já tomou conhecimento da deflagração da greve e repassou o caso para a assessoria jurídica da prefeitura. "A assessoria jurídica vai definir se a greve é legal ou não".

Luciana reiterou que não tem como pagar os 15,89%. "Seria uma grande irresponsabilidade assumir esse compromisso, pois o Município não dispõe de verba para pagar", finalizou.

A greve dos professores pode prejudicar 2.162 alunos matriculados em 16 escolas e ensinados por 137 professores.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO