Principais Notícias


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cosern ilumina cartão postal da serra

Finalmente o trecho de acesso ao Cruzeiro da Serra do Lima, passando pelo Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, será totalmente iluminado. O trabalho está sendo feito pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) em parceria com a prefeitura municipal e vai proporcionar a exploração do turismo de aventura e, principalmente, o religioso.

O trabalho de implantação dos postes, que é dificultado pelo acesso ruim à região serrana neste período de inverno, começou há cerca de 20 dias e deve ser concluído e inaugurado nos próximos 60 dias. Serão iluminadas as comunidades de Gameleira, Pedra Chata, Canto Palmeira e Zumbi. Ou seja, além do acesso à região do Cruzeiro, também será iluminado o acesso à rampa de voo livre.

A cobrança pela iluminação da zona rural de Patu é antiga. As últimas visitas feitas à Cosern foram realizadas pela prefeita Evilásia Gildênia e pelo secretário de Administração e Finanças Rivelino Câmara. "Mostramos a importância desta região para o desenvolvimento econômico da cidade a partir da exploração do turismo de aventura e religioso durante todo o ano", diz.

O turismo religioso em Patu é feito geralmente por romeiros de várias cidades do Nordeste, que vêm em ônibus e caravanas para visitar o Santuário do Lima Nossa Senhora dos Impossíveis, especialmente no período de outubro a janeiro. Neste caso, é preciso ainda estrutura para receber os turistas, como praças, terminal e local de estacionamento dos veículos.

Sobre estas obras, o secretário de Administração Rivelino Câmara destacou que a prefeitura tem feito todos os esforços possíveis para conseguir a liberação de recursos no Ministério do Turismo, porém tem encontrado dificuldades para liberar estes recursos devido à prestação de contas que não foi feita até o início de 2009. "Quando não se presta contas dos recursos que recebe do governo federal, os convênios são todos bloqueados", lamenta Rivelino Câmara.

A prefeita Evilásia Gildênia destacou, no entanto, que contratou escritórios de advocacia especializados em Brasília para responsabilizar o ex-prefeito Posidônio Queiroga pela não prestação de contas e, assim, conseguir uma liminar para liberar os recursos para obras importantes no município, como, por exemplo, a construção do terminal turístico, ruas, praças, entre outras.

O outro ponto forte na região serrana de Patu é a procura por atletas de vários países para usar a rampa de voo livre, perto da comunidade de Zumbi. Neste caso, a iluminação vai permitir a exploração comercial do turismo na região. "Antes, os atletas tinham que ficar na cidade e agora com a chegada da energia pode-se investir em pousadas lá em cima da serra", diz a prefeita.

A rampa de voo livre da Serra do Lima, em Patu, é mundialmente conhecida. É considerado um dos melhores locais para esta prática esportiva do Brasil, devido às correntes de vento que passam na região e seguem até perto da divisa do Ceará com o estado do Piauí. "Temos esse patrimônio de turismo de aventura e não exploramos como deveria", diz Rivelino, lembrando que agora com a chegada da energia o cenário será promissor.

Além da rampa mundialmente conhecida de voo livre e o Santuário do Lima, neste período de inverno a região Serrana de Patu será transformada num verdadeiro paraíso, com lagos nas pedras, cachoeiras permanentes de água cristalina. Também na região serrana é fácil o convívio com a natureza, inúmeros macacos pregos e outros animais nativos da região.

Os trabalhos que estão sendo realizados pela Cosern atualmente vão beneficiar diretamente cerca de 30 famílias que moram nas comunidades de Zumbi, Pedra Chata, Canto da Palmeira e Gameleira. A comunidade de Paulista já teve o trabalho concluído. "Se o escritório conseguir liminar para liberar os recursos, vamos construir mais 72 casas para substituir as casas de taipas. Destas casas, pelo menos 20 serão construídas na região da Serra do Lima", explica Rivelino Câmara.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO