Principais Notícias


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

‘Problemas serão superados em 100 dias’

A subsecretária de saúde do Estado, Dorinha Bulamarqui, garantiu que em apenas 100 dias deste novo governo os problemas mais emergentes dos hospitais regionais serão superados. Do Oeste, apenas o hospital Hélio Morais Marinho, em Apodi, ainda não foi visitado, mas já está agendado.

Em Assú, Dorinha disse que encaminhou o pedido de reforma do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, com obra prevista para começar em, no máximo, dois meses, logo após aprovação do Orçamento Geral do Estado, que está em discussão.

O novo diretor da unidade hospitalar, Fábio Cruz, o "Pipa", que nesta semana completou um mês na função, afirmou em entrevista a uma rádio local que tem conseguido manter os plantões. "Conversei com cada médico e agradeço muito o apoio de profissionais como a Dra. Núbia, Dra. Diana, Dr. Gláucio, Dr. Luciano, Dr. Zenildo...", disse. No entanto, no mesmo dia da entrevista na rádio, dia 7, admitiu que estava sem plantonista, sendo obrigado a ele mesmo verificar a situação dos pacientes. "O doutor me ligou informando que estava doente, sem condições de trabalho. Fui ao Pronto Socorro e ouvi caso por caso e os casos mais complicados foram encaminhados a médicos em outras unidades de atendimento. Sempre que houver um problema, estou à disposição da população para tentar resolver", completou.

Com relação a essa dificuldade que se arrasta há meses, Dorinha Bulamarqui disse que está no setor dos recursos humanos a convocação dos médicos concursados.

A subsecretária informou ainda que alguns aparelhos que estão sem funcionar estão sendo restaurados, é o caso do Raios-X, do mamógrafo, além da unidade transfusional. As melhorias também foram confirmadas por Pipa. "Estamos instalando nos próximos dias um novo equipamento de raios-X, com 500 amperes. O antigo tinha apenas 250 A, o que limitava os tipos de exames que podiam ser feitos. O Banco de Sangue também deve funcionar em breve. Quanto ao nosso mamógrafo, já estamos preparando o pregão para a aquisição da processadora, que é o que falta para ele funcionar. Toda a equipe para trabalhar com esses equipamentos está formada, temos todos os profissionais para atender a população", aclarou.

Uma das alegrias de Fábio Cruz é uma mostra do caos que se encontrava a saúde pública de Assú, deixada pelo governo anterior. "Fico muito feliz em informar que crianças estão nascendo em Assú, no Hospital Regional. Outros dias essas mães seriam transferidas para Mossoró. Tenho também muita alegria em informar, pois é um serviço muito importante. Temos obstetras de plantão 24 horas todas as sextas, sábados e domingos", finalizou Pipa.

Outras regionais
"Acredito que nesses 100 dias tudo estará funcionando normalmente", afirmou Dorinha Bulamarqui. A subsecretária disse que já visitou os hospitais Cleodon Carlos, em Pau dos Ferros, e Agnaldo Pereira da Silva, em Caraúbas. Em ambos, encontrou boa estrutura, embora alguns problemas pontuais, segundo ela, estão sendo superados à medida do possível.

Apodi, o próximo município a ser visitado pela subsecretária, precisa de muitos ajustes, começando pela escala de médicos, mas principalmente pela falta de uma estrutura que o permita atender aos cinco municípios do polo.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO