Principais Notícias


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Meteorologistas recomendam providências

Ontem o dia foi de sol forte. Mas os meteorologistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) alertaram que as possibilidades dos principais reservatórios do Estado, no caso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, e Santa Cruz, em Apodi, transbordarem são grandes. Daí recomendaram que as autoridades adotem providências para reduzir o impacto à população.

Também ontem, a governadora Rosalba Ciarlini fez um sobrevoou no Vale do Açu e foi ao município de Jucurutu, onde tem 136 famílias desabrigadas devido à inundação causada por um dique construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) sem manutenção. A governadora autorizou de imediato a liberação de 10 toneladas de alimentos. As famílias estão alojadas em escolas e casas alugadas pela prefeitura.

Depois de sobrevoar a região alagada de Jucurutu, a governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada pelo secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, e da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, se reuniu com o prefeito Júnior Queiroz. "Aqui o quadro não é bom. Amanhã vou assinar o Decreto de Emergência, que a governadora já me garantiu que vai reconhecer de imediato para, assim, facilitar o socorro a quem precisa", disse o prefeito.

A comitiva da governadora Rosalba Ciarlini visitou os locais mais graves para ter uma visão mais clara da situação. As chuvas que caíram no último domingo (23) e só pararam na madrugada da segunda-feira, 24, (176 milímetros) provocaram grandes estragos no bairro Vila Santa Izabel e no Conjunto do Dnocs. Ao todo, 135 casas foram inundadas, o que representa um universo de aproximadamente 600 pessoas, entre crianças, adultos e idosos.

Segundo informações do prefeito Júnior Queiroz, o problema de alagamento no município é antigo, mas nunca tinha acontecido nas proporções atuais. "Já foram registrados vários alagamentos no Conjunto do Dnocs, só que antes eram atingidas apenas 15 casas. Tanto que o órgão está construindo 15 moradias para transferir essas famílias, em um terreno doado pela prefeitura, mas as obras estão paralisadas por causa de entraves burocráticos", disse.

Ontem à tarde, conforme o prefeito Junior Queiroz, a água já havia baixado cerca de um metro. Mas o sufoco passado pelas famílias foi grande para tentar salvar utensílios domésticos e até alimentos. A Defesa Civil do Estado trabalhou duro para ajudar as vítimas, com transporte e alojamentos. "Para baixar o nível da represa foi preciso dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros para abrir à força as comportas", informou o secretário Thiago Cortez.

Depois de visitar os locais atingidos, a comitiva seguiu para a sede do Projovem, onde os desabrigados estavam reunidos para ouvir das autoridades quais medidas serão tomadas. O prefeito abriu a reunião agradecendo a presença da governadora e dos secretários Thiago Cortez e Kátia Pinto. "A governadora prometeu e cumpriu: trouxe a equipe de trabalho para ver de perto nosso problema e anunciar as medidas emergenciais para amenizar", disse Junior Queiroz.

Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini disse que o momento é de solidariedade. "Precisamos unir forças para ajudar os mais necessitados. Rosalba informou que o Estado vai cuidar para que não falte alimentação, remédios e o que for de mais necessário no momento. "A Prefeitura de Jucurutu vai enviar ainda hoje um carro para buscar 10 toneladas de alimento que já conseguimos para distribuir para vocês".

Ainda conforme Rosalba, "a situação é de emergência, por isso vamos buscar formas de fugir de entraves burocráticos e licitações para garantir a aquisição dos produtos que vocês necessitam com mais urgência. As dívidas contraídas na gestão passada vão ter que esperar, pois agora a prioridade é ajudar os desabrigados. Vamos ficar vigilantes e cobrar que o Dnocs faça o serviço que deve ser feito para não provocar novas situações como esta", concluiu.

Pelo o que disse Gilmar Bistrot, em Assu, e José Espínola, em Mossoró, os governos municipais, do Estado e Federal terão trabalho este ano. O que aconteceu até agora foram apenas pancadas de chuvas em regiões específicas. Para os especialistas, a Armando Ribeiro, que já recebeu quase 50 milhões de metros cúbicos de água este ano e a Barragem de Santa Cruz que já aumentou 4 centímetros, tende a transbordar nas próximas chuvas, levando preocupação, respectivamente, ao Vale do Açu, Vale do Apodi e às regiões próximas ao rio Mossoró, em Mossoró.

Preocupação
O coordenador da Defesa Civil de Mossoró, Alberto Nóbrega, esteve em Apodi, conversando com o coordenador da Defesa Civil Marcílio Reginaldo. Com as informações de que as possibilidades de sangria da Barragem de Santa Cruz são grandes, Alberto Nóbrega propôs abrir as comportas ao limite máximo, mas Marcílio Reginaldo não concordou. Segundo ele, ao abrir as comportas agora, inunda o Vale do Açu duas vezes. Para ser mais claro, deixa quase que uma centena de moradores ilhados antes mesmo da barragem sangrar.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO