Principais Notícias


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CBF dá novo prazo para o RN se adequar à copa


O Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, representantes do Governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal estiveram reunidos na manhã de ontem (7), na sede do Comitê, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro era discutir as futuras ações para a construção da Arena das Dunas, estádio que sediará jogos da Copa do Mundo da FIFA em 2014.

Na reunião, os representantes potiguares pediram um prazo maior para adequação do projeto e solução de problemas envolvendo a licitação para a obra, inclusive com o enxugamento de custos. Ficou definido que o Comitê Organizador trabalhará em parceria com os órgãos governamentais do estado. Os primeiros estudos já começaram ontem, com a equipe técnica do Comitê.

Estavam presentes ao encontro, pelo lado do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA, o presidente, Ricardo Teixeira; o vice-diretor executivo de operações, Ricardo Trade; o gerente geral de relacionamento com as sedes, Fábio Starling; o consultor de estádios, Carlos de La Corte; e o consultor jurídico Álvaro Palma de Melo. A delegação do Rio Grande do Norte era composta pelo governador Iberê Ferreira de Souza; pela governadora eleita, Rosalba Ciarlini; pela prefeita de Natal, Micarla de Souza; pelo senador José Agripino; pelos deputados federais Henrique Eduardo Alves e Fábio Faria; pelo secretário especial de assuntos da Copa do Mundo da FIFA, Fernando Fernandes; pelo secretário de planejamento de Natal, Antônio Luna; pelo secretário de comunicação de Natal, Jean Valério; e, pelo coordenador da equipe de transição do governo do Rio Grande do Norte, Obery Júnior.

Na reunião, o presidente Ricardo Teixeira reafirmou sua confiança no projeto de Natal, que continua sendo uma das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA.
"Faço questão que Natal continue sendo uma das sedes da Copa do Mundo. E quero colocar minha equipe à disposição, para trabalharmos, a partir de hoje, buscando solucionar os problemas. Ao longo desta semana estaremos montando uma nova operação", disse o presidente, que só estabelecerá prazos após a conclusão destes estudos técnicos.

MEMÓRIA
Licitação não teve participante O mais grave problema para efetivação de Natal como sede da Copa 2014 é a falta de interesse da iniciativa privada na construção do estádio Arena das Dunas.
O processo licitatório para a construção do Estádio das Dunas, seguindo o modelo PPP (Parceria Público-Privada), foi marcado pela inexistência de empresas interessadas no prazo estabelecido para a entrega de envelopes de credenciamento, dia 24 de novembro passado. Segundo o secretário extraordinário para assuntos relativos à copa, Fernando Fernandes, 27 empresas compraram o edital, no valor de R$ 200, para participarem da licitação. Dessas empresas, cinco chegaram a depositar o seguro-garantia de 1% do valor da obra - exigido pelo edital como requisito para participação no processo, mas na hora H sumiram.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO