Principais Notícias


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Municípios que não tiverem bibliotecas vão perder verba federal

Municípios que não tiverem pelo menos uma Biblioteca Pública Municipal (BPM) em funcionamento poderão perder os repasses do Ministério da Cultura. É o que determina Portaria assinada pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira.
O Ministério identificou também, por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), que alguns dos equipamentos estaduais estão defasados. Por isso, a exigência também se estenderá aos 27 estados e Distrito Federal.

De acordo com o Censo Nacional, foram encontrados 420 municípios sem biblioteca. O Ministério da Cultura garante que tem enviado material para a implantação das bibliotecas. Kits com 2 mil livros, mobiliário, TV, DVD e computador. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mesmo com os kits, a abertura das bibliotecas implica em gastos, contratação de pessoal, espaço físico e manutenção, verba que a maioria dos Municípios do país não tem.

Para a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a proposta deve ser discutida e não imposta. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, defende que cada Município instale a sua biblioteca. "Trata-se de uma ferramenta indispensável para educação, mas o seu funcionamento não pode aumentar os custos dos Municípios que estão com as contas estranguladas", lembra.

Biblioteca digital
Na contramão da revolução tecnológica, apenas 29% das bibliotecas públicas municipais (BPM) oferecem internet para usuários. O dado é do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado entre setembro e novembro do ano passado e divulgado pelo Ministério da Cultura. De todos os 5.565 municípios brasileiros mapeados no ano passado, 420 não contavam com nenhum espaço de leitura.

No Brasil, 79% dos municípios possuem BPMs em funcionamento, 1% estão com BPMs em fase de reabertura e 12% dos municípios estão em processo de implantação das BPMs.
Entre as variações regionais, o Censo constatou que os espaços da Região Sudeste têm os maiores acervos; no Norte, emprestam-se menos livros; os nordestinos são os maiores frequentadores de bibliotecas do País e as bibliotecas do Sul são as mais informatizadas.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO