Principais Notícias


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Equipe de Rosalba já toma forma

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) anunciou, ontem, mais seis nomes que vão compor sua equipe de governo, entre eles cinco secretários e o presidente da Caern. Na lista consta o primeiro acúmulo de funções: o engenheiro civil Demétrio Torres, indicado pelo senador José Agripino (DEM), foi escolhido para comandar a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de 2014 (Secopa) e o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER).

Além de Demétrio Torres e Manoel Pereira, anunciado no último dia 20 como futuro secretário de Administração e Recursos Humanos, José Agripino emplacou mais um nome na equipe de Rosalba. Esdras Alves, seu assessor parlamentar, foi anunciado para a Secretaria Extraordinária de Articulação com os Municípios (Seam). O senador pode ampliar sua cota com o anúncio dos últimos secretários, que ocorrerá no decorrer da semana.

O senador Garibaldi Filho (PMDB) teve sua primeira participação na gestão anunciada na lista de ontem. Ele indicou o professor Luís Eduardo Carneiro (PMDB) para a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas). A outra vaga reservada para o peemedebista é a Secretaria de Turismo (Setur). Garibaldi chegou a anunciar o nome do empresário Bruno Melo para a pasta, mas a indicação ainda não foi confirmada.

Dos secretários anunciados ontem, apenas dois são da "cota pessoal" da governadora eleita: a professora Betânia Ramalho - sugestão do reitor da UFRN, Ivonildo Rego, acatada pela democrata - para a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) e a engenheira civil Kátia Pinto - que foi secretária de Planejamento na gestão de Rosalba à frente da Prefeitura de Mossoró. Kátia é sobrinha do deputado estadual eleito Vivaldo Costa (PR), mas a indicação partiu da própria Rosalba e não dele.

Caern

Indicado pelo deputado estadual Robinson Faria (PMN), o engenheiro Walter Gasi foi anunciado para a presidência da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Ele já foi presidente da estatal, durante o governo Wilma de Faria (PSB). Ele deixou o cargo após o rompimento de Robinson com o PSB, em abril. Com isso, Robinson definiu a ocupação dos espaços reivindicados por ele no governo democrata.

Os nomes já confirmadoss

Gabinete Civil

Paulo de Tarso Fernandes - Jurista e advogado, ex-deputado estadual por três legislaturas. Foi assessor técnico da Câmara dos Deputados e exerceu o cargo de assessor parlamentar no Senado Federal.

Planejamento e Finanças

Francisco Obery Rodrigues Júnior - Engenheiro químico, com especialização em metalúrgica na UFRN, especialização em Gestão de Sistemas de Ciências e Tecnologia na FEA/USP e em Gestão Pública - FGV. Assessor Técnico do gabinete da senadora Rosalba Ciarlini (2007/2010) e coordenador da equipe de transição no governo eleito.

Consultoria Geral (CGE)

Tatiana Mendes Cunha - Advogada, procuradora da Assembleia Legislativa do RN, exerceu o cargo de consultora-geral do Estado, de 2003 a 2010.

Procuradoria Geral do Estado (PGE)

Miguel Josino - Procurador do Estado, formado em Direito pela UFRN em 1987, doutorando em Direito Constitucional, pela Universidad Del Pais Vasco, Espanha. Professor universitário.

Administração e Recursos Humanos

Manoel Pereira dos Santos - Bacharel em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais. Exerceu a função de professor da UFRN e foi Reitor da UnP. Foi prefeito do Natal, secretário municipal de planejamento (1982-1983) e secretário estadual da fazenda e planejamento (1983 -1986 e 1991 -1994).

Indústria e Desenvolvimento

Benito Gama - Economista, auditor fiscal pela Bahia, deputado Federal por 4 mandatos, Constituinte de 1988. Foi secretário da Fazenda, da Indústria e Comércio e dos Transportes na Bahia.

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Robinson Mesquita de Faria - Advogado, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do RN e vice-governador eleito em 2010.

Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária

Gilberto Jales - Formado em Geologia pela Unifor, possui especialização em Educação Ambiental pela UERN e em Gestão de Recursos Hídricos (UFSC).

Comunicação Social

Alexandre Mulatinho - Jornalista formado pela UFRN. Passou pelos principais jornais do estado, incluindo o Diário de Natal, onde ocupou asfunções de chefe de reportagem, editor e gerente de marketing. Desde 1992 exerce a atividade de assessoria de imprensa, em que prestou serviço para empresas e profissionais de diversos setores. Trabalhou na campanha de Rosalba.

Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo e acumulando o cargo de diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER)

Demétrio Paulo Torres - Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, com Especialização em Engenharia Rodoviária, ex-secretário municipal de Obras e Infra-estrutura do Natal, por dois períodos. Já exerceu o cargo de diretor-geral do DER.

Secretaria da Infra-Estrutura

Kátia Pinto - Graduada em Engenharia Civil pela UFRN, tem experiência de doze anos na iniciativa privada. No serviço público, foi diretora técnica na Secretaria Municipal de Planejamento na administração da prefeita Rosalba Ciarlini (1997-2000), e secretária de Desenvolvimento Territorial e Ambiental (2001-2004). Exerce por dez anos o cargo de secretária do Desenvolvimento Territorial e Ambiental, na prefeitura de Mossoró.

Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social

Luiz Eduardo Carneiro - Exerceu quatro vezes o cargo de secretário de Educação do RN e uma vez o cargo de secretário de Educação do município do Natal. Foi chefe da Casa Civil no governo Garibaldi e chefe da Casa Civil da Prefeitura do Natal. Exerceu o cargo de secretário de Administração da Prefeitura do Natal e durante 15 anos foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Secretaria da Educação e Cultura

Betânia Ramalho - Doutora em Educação, integra o grupo de pesquisadores do Departamento de Educação da UFRN, pesquisadora do CNPq e exercia o cargo de presidente da Comperve na UFRN. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba; graduada no curso Tecnólogo em Estatística pela UFPB; Especialista em Estatística Educacional pelo Cienes/Chile; mestre em Educação pela UFPB e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora adjunta do Centrode Educação da UFPB entre 1981 e 1994 e é professora da UFRN desde 1995.

Secretaria Extraordinária para Articulação com os Municípios

Esdras Alves - Consultor de Administração da Confederação Nacional do Comércio, secretário do Governo do RN em Brasília. Assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e assessor técnico do Senado há mais de 20 anos.

Indiretas

Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)

Walter Gasi - Formado em Engenharia Civil e Engenharia Sanitarista, com mais de 30 anos de experiência na área de saneamento básico, exerceu funções de responsabilidade técnica e de direção de empresas de Saneamento Básico, entre elas a Sabesp, bem como na direção de empresas privadas. Até abril de 2010 atuou como presidente da Caern e desde junho é presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Maceió.

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern)

Maria Bernadete Cordeiro de Sousa - Médica, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Pós-doutorada nos Estados Unidos e pesquisadora Nível I do CNPq, Pró-reitora de Pesquisa da UFRN e premiada em 2007 com o prêmio pesquisador Funpec.

Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A - CEASA

Eledil Bessa - Formado em Administração com especialização em abastecimento e segurança alimentar. Atuou na implantação e no gerenciamento da Ceasa-RJ, também atuou em São Paulo na Ceagesp. Morando em Brasília (DF), atuou como diretor de Gestão de Estoque da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Prestou também serviços de consultoria na área de sustentabilidade.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO