Principais Notícias


domingo, 3 de outubro de 2010

Chegou a hora de votar

Após três meses de campanha nas ruas, televisão e rádio, chegou a hora dos candidatos saírem de cena para deixar que os eleitores assumam o comando e decidam, hoje, o desfecho das eleições. Agora, não há mais tempo para debates entre políticos e apresentações de propostas. Está nas mãos da população escolher quem serão os novos representantes do país. No caso do Rio Grande do Norte, são 2.246.691 eleitores que devem dizer os 24 nomes que vão ocupar as cadeiras na Assembleia Legislativa do estado, oito, na Câmara dos Deputados e dois no Senado Federal, em Brasília. Os novos ocupantes dos assentos da Governadoria e Presidência da República, pelos próximos quatro anos, também aguardam, ansiosos, pela escolha de cada eleitor.


Está nas mãos da população escolher os representantes do RN e do Brasil.
No entanto, diante de tantas denúncias de corrupção no meio político, muitas pessoas se perguntam, vale a pena votar? Acreditando no exercício da cidadania, no fortalecimento da democracia e na construção de uma sociedade melhor, Justiça Eleitoral garante que sim. O guia do eleitor, publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), orienta que todas as pessoas maiores de 16 anos podem e devem ter o direito de votar e participar da vida política de seu país. "Todo eleitor deve ser livre para votar em um candidato de sua preferência, não devendo ser compelido a votar em qualquer candidato específico", descreve o guia.

A Justiça ainda ajuda o eleitor a estabelecer critérios para votar bem. Segundo o guia, antes de votar, é interessante conversar com familiares, amigos, vizinhos, companheiros de trabalho, moradores da comunidade sobre os problemas e soluções do bairro, município, estado e país, e, ainda, estar atento às propostas dos candidatos exibidas nos horários de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. "Para escolher bem seu candidato, você precisa acompanhar os debates e programas políticos no rádio e na TV, lembrando que a imprensa é o melhor canal de informação das propostas dos candidatos e para conhecer os próprios candidatos, suasinceridade, honestidade ou competência", diz a cartilha.

Conhecer a história de vida e o passado político do candidato é muito importante. Você deve estar se perguntando: mas qual o critério para escolher esta ou aquela proposta? Depende apenas de você, do que você considera prioritário para a sua comunidade. Esta é a questão mais importante para não ser enganado. Saber se o que o candidato está prometendo é viável e se ele poderá cumprir, se as propostas apresentadas resolverão os problemas da comunidade. Você deve conhecer as funções do cargo para o qual o candidato está se apresentando e, ao mesmo tempo, saber o que é mais importante para você e sua cidade.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO