Principais Notícias


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Socorristas viram heróis no resgate dos 33 mineradores no Chile

Os seis socorristas que desceram ao interior da mina San José para ajudar os 33 mineradores soterrados desde 5 de agosto retornaram à superfície "sãos e salvos", simbolizando alguns dos heróis da saga. Antes de começarem a subir, após o último minerador, Luis Urzúa, já haver chegado à superfície, os seis funcionários de resgate seguraram um cartaz no refúgio da mina com os dizeres "Missão cumprida Chile".

A cápsula "Fênix 2", responsável por içar os 33 mineradores durante 24 horas, subiu e desceu no dobro da velocidade quando retirou os socorristas do fundo da jazida. Manuel González, especialista em salvamento, Roberto Ríos, infante da Marinha, e Patrício Roblero, suboficial da Marinha e especialista em salvamento, foram os primeiros da equipe de resgate a descer à mina na noite de terça para quarta-feira.

Já Jorge Bustamante Ramírez, socorrista da empresa estatal Codelco, desceu por volta das 11h local (mesmo horário de Brasília), após o resgate do 13º minerador, Carlos Barrios. Por sua vez, o cabo Patrício Sepúlveda, do Grupo de Operações Especiais de Carabineiros, e o bombeiro Pedro Rivero foram ao interior da mina poucas horas mais tarde.

Por volta da meia-noite, os 17 milhões de chilenos retomaram as atenções às imagens da televisão oficial para acompanhar a saída dos seis socorristas. Primeiro dos socorristas a chegar na mina, Manuel González foi também o último a sair. Ao deixar o refúgio da jazida, acenou para a câmera no interior e entrou na "Fênix 2" para a última viagem de volta à superfície.

Era esperado do lado de fora pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, e pelo ministro de Minas, Laurence Golborne, entre outros funcionários de resgate.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO