Principais Notícias


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pesquisa Ibope: Dilma Rousseff ganharia se 2º turno fosse hoje

A candidata do PT, tem vantagem de seis pontos percentuais sobre José Serra, do PSDB, considerando os votos totais.
O Ibope divulgou a primeira pesquisa para o segundo turno da eleição presidencial. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Estado de São Paulo”. Segundo o Ibope, a disputa começou mais acirrada.

Dilma Rousseff, do PT, tem vantagem de seis pontos percentuais sobre José Serra, do PSDB, considerando os votos totais. Para o Ibope, Dilma Rousseff venceria se a eleição fosse hoje. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dilma Rousseff tem 49% das intenções de voto. Com a margem de erro, tem de 47% a 51%. José Serra aparece com 43%. Com a margem de erro, tem de 41% a 45%.

Brancos e nulos somaram 5%. Indecisos, 3%. O ibope informou que a pesquisa permite comparações com as sondagens realizadas antes do primeiro turno, mas faz uma ressalva: segundo o Instituto, nas pesquisas feitas antes de 3 de outubro, a pergunta sobre a intenção de voto no segundo turno era hipotética. Hoje é um cenário real.

Na simulação de segundo turno divulgada no dia 2 de outubro, Dilma Rousseff tinha 51%; e José Serra, 37%. A diferença entre os dois candidatos era de 14 pontos percentuais. De acordo com Ibope, na pesquisa divulgada nesta quarta-feira, Dilma Rousseff oscila negativamente dentro da margem de erro, enquanto José Serra cresce seis pontos percentuais. Agora, a diferença entre os dois caiu para seis pontos.

Votos válidos

O Ibope também divulgou a pesquisa dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos.

Dilma Rousseff aparece com 53% dos votos válidos. Com a margem de erro, tem de 51% a 55%. José Serra tem 47%. Com a margem de erro, tem de 45% a 49%.

A pesquisa do Ibope foi feita do dia 11 a 13 de outubro e ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número 35669/2010.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO